Psicanálise com crianças e adolescentes e parentalidade

Núcleo de investigação | Coordenação: Ana Paula S. F. Melazo, Fernanda Tavares, Margarete Domingues

A entrada do ser falante no mundo se dá numa relação com a alteridade, com o Outro materno, paterno, ou quem faça uma função de acolhimento da criança que chega ao mundo, marcada por um “desamparo estrutural”, assinalado por Freud.
As questões colocadas pela psicanálise, no que diz respeito à infância, estão intimamente ligadas à noção de parentalidade, na transmissão geracional em que alguém se coloca no lugar de transmitir seu desejo, que, entrelaçado a questões sociais e culturais de seu tempo, coloca o sujeito recém-nascido na teia simbólica. Como sublinha Lacan, a transmissão entre gerações, se dá por um desejo que não seja anônimo.
As interrogações que fazemos sobre a infância e a adolescência dentro do Núcleo da infância e adolescência, são fundamentais para fazer avançar a clínica psicanalítica.
Neste ano de 2021 nossa proposta é articular a constituição do sujeito, criança/adolescente com a parentalidade, considerando que as gerações anteriores oferecem condições para que as novas gerações se constituam subjetivamente.

Poderão participar dos encontros apenas pessoas que já entendam conceitos fundamentais de Freud e Lacan

Os interessados em participar desse núcleo de investigação, devem entrar em contato pelo Whatsapp de um dos coordenadores.

 

Dia Quarta-feira - quinzenal
Horário 19h30 às 21h
Início para o segundo semestre em 04 de agosto de 2021
Formato: on line, pela plataforma Zoom
Coordenação Ana Paula S. F. Melazo, Fernanda Tavares, Margarete Domingues