Cursos Introdutórios

Fundamentos de Freud e Lacan

O legado obra de Freud foi fundamental no que se refere às mudanças na vida do século XX. Marcou o ser do humano, a história, a partir da publicação de "Interpretação dos Sonhos". Imprimiu sobre a humanidade a terceira virada epistemológica ─ a da descoberta do inconsciente.

Lacan, sem dúvida, redescobriu Freud. Seu percurso é notável e não pode deixar de ser visitado. Duas fórmulas são fundamentais: 1. "o inconsciente é estruturado como linguagem" que aponta para o que, didaticamente, chamamos de primeira clínica; 2. "a relação sexual não existe", que, sem prescindir da primeira, constitui a segunda clínica. Os textos freudianos são as bases desse percurso. O retorno a Freud de

Lacan não é, pois, um retorno a um mesmo lugar, uma vez que o ponto de partida se faz atravessado por um contexto histórico que diz respeito tanto à Psicanálise quanto a outros campos do saber. Re-torno que promoveu uma nova ruptura, um novo descentramento no saber, inclusive psicanalítico. Lacan, portanto, é radicalmente freudiano. Assim, Lacan fez a Psicanálise avançar, pois a cultura, como simbólico e como linguagem, também avança. E ninguém pode negar que, além de avançar, ela se transforma rapidamente.