Freud e a Pulsão



A sexualidade humana, como um fato social ou singular que enlaça e desenlaça os viventes, colocou para a psicanálise uma importante tarefa: articular de forma muito específica a interligação entre a natureza biológica e a cultura.
Desde seus primeiros trabalhos, Freud procurou entender essa singular produção do humano por meio de suas articulações sobre a sexualidade na gênese das neuroses. Isso ocorreu na delimitação mais específica do conceito de pulsão nos Três Ensaios sobre a Sexualidade e, posteriormente, em sua presença na construção das fantasias.
Freud sempre foi instigado a produzir formulações teóricas sobre o fundamento do conflito psíquico, assim como da dinâmica, da economia e das estruturas componentes do aparelho que tais conflitos animavam. Assim, ele não deixou de notar, em 1915, que o conceito de pulsão, mesmo que todo edifício teórico psicanalítico nele estivesse repousado, era, na verdade, o que de mais desconhecido poderia haver. Não bastasse sua solicitação para que aceitássemos esse conceito de pulsão como premissa psicanalítica fundamental, ele nos brindou com as formulações, ainda mais inquietantes, polêmicas e sabidamente pertinentes, que se fizeram presentes em seu texto seminal “Para além do Princípio do Prazer”.
Como não podemos deixar de mencionar, as derivações desse texto freudiano centenário foram prenhes de consequências que nos cabem acercar a cada momento histórico. Afinal, essa é a condição de nos mantermos atentos e responsáveis por nossa transferência com um autor tão único e fundante de uma ética do desejo, dimensionado a partir das grandes senhoras que fiam e desfiam nossas vidas mentais e coletivas neste universo singular que é o inconsciente: a pulsão de vida e a pulsão de morte.
Nosso intento é percorrer os traços deixados por Freud ao longo de sua obra sobre o conceito de Pulsão. Nesse caminho, propomos articular nossas experiências clínicas e as capturas de nosso cotidiano social e político.

Dia: segundas-feiras (quinzenalmente)
Horário: 19:30h às 21:00h
Local: Sede da Clinica Freudiana
Início para o primeiro semestre:  16 de março 2020
Periodicidade: Anual
Coordenação: Membros da Clinica Freudiana
Valor: 120,00 mensais 

Informações e inscrições no 99335-0745